A história do Laboratório Médico de Patologia se inicia com a fundação da Faculdade de Medicina da UFRN. Até então, somente em casos especiais, algum cirurgião solicitava algum exame anátomo-patológico que era encaminhado para Recife ou para o Rio de Janeiro.

O funcionamento da Faculdade de Medicina implicava no provimento da Cátedra de Anatomia Patológica. Não havendo aqui patologistas, foi convidado o Dr. Getulio de Oliveira Sales para ocupá-la, o qual, em 1961, já com a cátedra em plena atividade começa a fazer exames anátomo-patológicos para o Hospital das Clínicas, a Maternidade Escola, o Hospital do Câncer e, em pequeno laboratório, para o setor privado.

Vale ressaltar que o valor da patologia era tão desconhecido que nesse primeiro ano foram realizados apenas 47 exames nesse laboratório. Entretanto o funcionamento da cátedra, a concientização dos novos médicos, muitos indo para centros maiores para fazer especialização, deu ensejo a uma demanda sempre crescente daí em diante.

Em 1967 o Laboratório instalava-se em sede própria no Hospital Médico Cirúrgico. A essa época já se faziam cerca de 1000 exames por ano. Em 1968, iniciou-se o serviço de exame transoperático (congelação). Em 1974 e em 1985, respectivamente, o Dr. Carlos Cesar Formiga Ramos e o Dr. Alexandre de Oliveira Sales associam-se ao Laboratório e lhe dão novo impulso.

Em 1982, pioneiramente no Brasil, começou-se a informatização do Laboratório, com um microcomputador Prológica modelo CP-500 e uma impressora Elebra modelo Mônica. Mas já então se imprimia sua logomarca.

Em 1985, inicia-se o serviço de biópsia-punção aspirativa por agulha fina - PAAF - o que, até aquela data, só se fazia em centros maiores.

Em 1993, o Laboratório, em convênio com a Casa de Saúde São Lucas, constrói nova sede, à Av. Afonso Pena, com instalações novas, totalmente informatizado, com programa próprio, criado aqui mesmo.

No momento, está em curso a implantação do serviço de imunoperoxidase, que descortina novas perspectivas para a patologia.

A experiência adquirida durante estes anos, além de possibilitar a otimização de várias etapas da biópsia, possibilitou o desenvolvimento de um software completo para gerenciamento de EXAMES ANATOMOPATOLÓGICOS E CITOPATOLÓGICOS em uma rede de computadores, com sofisticados RECURSOS DE AUXÍLIO AO PATOLOGISTA.

Hoje, o pioneirismo de mais de 30 anos atrás, possibilitou a criação de novos laboratórios por parte de outros colegas patologistas, que, conosco, atendem nos principais hospitais do Rio Grande do Norte, com um total de mais de 30000 casos por ano.

 

Copyright© 2010 - Laboratório Médico de Patologia